eletrotecnica
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
DISCIPLINA: ELETROTECNICA III
PROFESSOR:
ALUNO: DAVID SILVA DE JESUS JUNIOR
FILTROS PASSIVOS PASSA-BAIXA
O que são?
Um filtro é um circuito que permite a passagem de sinais apenas em determinadas freqüências. Filtro passa-baixa é a nomenclatura dada a um circuito eletrônico, que permite a fácil passagem de sinais de baixa freqüência a partir da fonte para carregar, e difícil passagem de sinais de alta freqüência, ou seja, permite que os sinais com freqüência abaixo de uma determinada freqüência passem para a saída, eliminando todos os sinais com freqüências superiores.
Pra que serve?
Esse tipo de filtro é muito usado em fontes de alimentação. Eles servem para eliminar as ondulações que restam após o processo de retificação. Nos transmissores, esse tipo de filtro é usado para eliminar harmônicas e sinais espúrios.
Aplicações:
Em um simples circuito elétrico que atua como um filtro passa-baixas consiste de um resistor em serie com um capacitor em paralelo com sua carga. O capacitor apresenta reatância, e impede que os sinais de baixa freqüência, atravessem pela carga. As altas freqüências, a reatância diminui e o capacitor e encaminha com facilidade.
Percebendo que o capacitor não é um objeto ligado/desligado. O capacitor irá ter uma atuação que oscila entre estes dois experimentos, diminuído a sua impedância com a elevação da freqüência. Seu gráfico e sua resposta em freqüência demonstram esta variação.
Figura 1 - Um filtro passa-baixas passivo demonstrando a impedância dos componentes
Exemplos:
Alguns exemplos de aplicações que envolvem sensores em circuitos de baixas freqüências são as médicas, circuitos de áudio, sensores industriais e de telecomunicações podem exigir em certos momentos o uso de filtros passa-baixas.
Um empecilho indestrutível funciona como um filtro passa-baixas para as ondas do som. No momento em que uma pessoa