Eletrotecnica
Se é dada à Contabilidade a possibilidade de estudar, controlar e registrar todos os atos e fatos da entidade, não resta dúvidas que muito ela pode fazer para que essa entidade cumpra seu papel social, bastando apenas usufruir dessa prerrogativa, informando ao empresário dos benefícios que terá, agindo de maneira responsável perante à sociedade, sem prejuízo de aferição de lucros.
Papel fundamental nesse contexto tem o profissional contábil, pois se atuante na área, detém conhecimento para identificar as possibilidades que a empresa tem em aplicar recursos próprios ou simplesmente em destinar valores que seriam pagos de tributos, diretamente para os fins sociais, sem sequer tocar na lucratividade da entidade.
O reconhecimento aos empresários que investem no social, pode se dar por meio da verificação do aumento das vendas e do resultado obtido através de novos clientes que passam a comprar e a fazer publicidade dessa empresa como empresa que possui responsabilidade social, embora o termo responsabilidade social não se dê apenas por meio de doações, mas por inúmeras outras maneiras, que não são objeto de estudo deste artigo.
O objetivo principal de uma empresa que se constitui com fins não filantrópicos é o lucro.
Entretanto, essa é uma visão pequena de uma empresa. A qualidade de uma empresa passa pela administração de conflitos e pelo aproveitamento de oportunidades. Quando ela é responsável e tem credibilidade ante os clientes, o lucro vem como conseqüência”.
Pode-se perceber que quando se fala em responsabilidade para com o público,