eletrotecnica
O capacitor é um dos componentes mais utilizados em eletrônica. Sua construção baseia-se em placas, chamadas de armaduras, que são condutoras, separadas por um material isolante, chamado de dielétrico. Tanto as armaduras, como o dielétrico, podem ter as mais variadas formas e montagens e podem ser feitos de diversos materiais, fazendo assim, com que tenhamos diversos tipos de capacitores.
Eis alguns tipos: capacitores eletrolíticos capacitores eletrolíticos de tântalo. capacitores de polyester. capacitores styroflex. capacitores de mica. capacitores pin-up. capacitores cerâmicos. capacitores multi-camadas. capacitores variáveis. capacitores schiko. capacitores plate. etc. Geralmente o nome do capacitor esta relacionado com o tipo de dielétrico utilizado no mesmo.
O principal função de um capacitor é armazenar cargas elétricas quando ligado a uma fonte de tensão. A carga, dada em Coulombs, é determinada pela dimensão física do capacitor, da tensão aplicada, do tempo em que esta tensão foi aplicada sobre ele e do dielétrico empregado.
A carga de um capacitor pode ser obtida utilizando-se a seguinte expressão matemática:
Q = C x V
Onde: Q = carga no capacitor.
C = capacitância do capacitor.
V = tensão aplicada sobre o capacitor.
Os períodos que o capacitor leva para se carregar e descarregar recebem, respectivamente, o nome de período de carga e período de descarga..
Estes períodos podem ser alongados ao se adicionar em série com ele um resistor.
Capacitores em tensão contínua
Capacitores são utilizados em circuitos com tensão contínua para armazenar cargas e servirem de referência para temporizadores ou timers, como referência para circuitos osciladores. Também são utilizados para bloquearem a circulação de corrente contínua e como, raramente, divisores de tensão contínua.
Um capacitor ligado em série com um resistor e ligado com uma fonte de tensão contínua irá se carregar e o tempo de carga pode