eletrotecnica
2º SEMESTRE DE 2012 – 80 HORAS DE AULA
O Átomo
O átomo é a uma pequena partícula que caracteriza um elemento químico. Possui massa e ocupa lugar no espaço.
Núcleo: formado por Prótons (carga positiva – fundamental da eletricidade) + Nêutrons
Elétrons:
Giram em torno do núcleo, em trajetórias chamadas de
“camadas concêntricas” ou órbitas. É a carga negativa fundamental da eletricidade.
A Carga Elétrica
Certos átomos são capazes de ceder elétrons e outros de receber, é possível produzir uma transferência de elétrons de um corpo para outro.
Cargas iguais se repelem, cargas opostas se atraem. Forças entre cargas
O Coulomb
A quantidade de carga elétrica que um corpo possui é determinada pela diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que o corpo contém. O símbolo que representa esta quantidade é Q e a unidade é C – Coulomb, que recebeu este nome em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb.
O Campo Eletrostático
A característica fundamental de uma carga elétrica é sua capacidade de exercer uma força. Esta força está presente no campo eletrostático.O campo elétrico é representado por linhas de força desenhadas entre dois corpos.
Linhas de força eletrostática Corpo Positivo
Corpo Negativo
Diferença de Potencial v
A diferença de potencial v entre dois pontos é medida pelo trabalho necessário à transferência da carga unitária de um ponto para o outro. O Volt é a diferença de potencial (ddp) entre 2 pontos quando é necessário o trabalho de 1 Joule para a transferência de carga de 1 Coulomb de um ponto a outro.
Um elemento ativo, como por exemplo uma bateria ou um gerador, tem uma força eletromotriz (fem) se ele exerce trabalho sobre uma carga que o atravessa. A carga recebe energia elétrica ao se deslocar do terminal de menor para o de maior potencial. Corrente i
O material que contém elétrons livres, capazes de se deslocarem de um átomo para o