Eletrostática
INTRODUÇÃO 1
1. princípios de eletrostática 2
1.1 O QUE É MATÉRIA? 2 1.2 O QUE É ELETRICIDADE? 3 1.3 O QUE É ELETRICIDADE ESTÁTICA? 3 1.4 PRINCÍPIO BÁSICO 4
2. HISTÓRIA 4
2.1 ORIGEM DO ESTUDO DA ELETROSTÁTICA 4
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
A eletricidade estática é o fenômeno de acumulação de cargas elétricas que pode se manifestar em qualquer material. Ela acontece, principalmente, com o processo de atrito entre materiais e se manifesta em vários fenômenos que ocorrem no cotidiano, às vezes ocorre de forma inofensiva, mas em outros casos sua manifestação pode ser muito perigosa. As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios. Se estiver no escuro é possível visualizar pequenas faíscas entre os fios que foram eletrizados.
1. PRINCÍPIOS DE ELETROSTÁTICA 1. O QUE É MATÉRIA? Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons e elétrons.
Os átomos são formados por um núcleo, onde ficam os prótons e nêutrons e uma eletrosfera, onde os elétrons permanecem, em órbita.
Os prótons e nêutrons têm massa praticamente igual, mas os elétrons têm massa milhares de vezes menores. Sendo m a massa dos prótons, podemos representar a massa dos elétrons como:
[pic]
Ou seja, a massa dos elétrons é aproximadamente 2 mil vezes menor que a massa dos prótons.
Podemos representar um átomo, embora fora de escala, por:
[pic]
Se pudéssemos separar os prótons, nêutrons e elétrons de um átomo, e lançá-los em direção a um imã, os prótons seriam desviados para