Eletronica
Neste relatório será abordado sobre o experimento feito em um laboratório utilizando um semicondutor do tipo PN.
O objetivo desse experimento é de tentar compreender o funcionamento de um diodo semicondutor e o seu funcionamento quando ele é aplicado para trabalhar como um circuito limitador e grampeador.
Materiais utilizados: Fonte de alimentação dupla, 2 Diodo 1N4007, Resistor de 10KΩ(1/4w), 1MΩ(1/4w), capacitor de 100nF, Multímetro, gerador de funções e osciloscópio.
Depois de termos todo esse material em nossa posse nada melhor que metermos em pratica o que foi dito. Assim comêssemos por montar o nosso circuito limitador.
Comêssemos com o circuito limitador que é circuito que alteram a forma de onda do sinal original, geralmente um sinal alternado e periódico, limitando sua amplitude.
Circuitos limitadores podem estar entre a entrada e a saída (limitador série) ou em paralelo com a entrada e a saída (limitador paralelo). Para tal os circuitos limitadores podem atuar no ciclo positivo, negativo ou em ambos. Para tal nos gostaríamos por dizer que depois de termos montado o nosso circuito e ter feito o experimento no laboratório e com as variações das tensões tanto no V2 e V3 podemos observar que as nossa forma de onda mudava circunstancialmente em relação das suas tensões, isso no circuito limitador.
João Muya 118998
Circuitos Eletrônico I j118998@dac.unicamp.br
Docente: Doutora Tália Simões
Como nos mostra por cima a nossa figura podemos notar que essa é a entrada da onda do nosso circuito
Depois de todo processo podemos notar que na saída temos uma siada que nem nos mostra a figura de cima
Nos circuitos limitadores polarizados, para o melhor desempenho e melhor funcionamento e para melhor obtenção de valores ideias as fontes de alimentação devem ser implementadas com diodos zener operando na região reversa, com a vantagem de que o zener operando na região direta funciona como um diodo comum.