Eletronica
Ainda que os transistores sejam a espinha dorsal da eletrônica moderna, com dezenas de tipos e centenas de utilizações, vamos nos limitar a analisar apenas uma função destes componentes: a de chave liga-desliga. Pode parecer uma visão muito limitada de um componente tão versátil, mas a verdade é que não é o objetivo deste trabalho um estudo teórico de eletrônica, e é difícil encontrar outra função para este componente que não seja melhor executada por um circuito integrado com preço acessível.
Ainda dentro do universo dos transistores, apresentaremos aqui apenas três tipos: o bipolar tipo NPN, o bipolar tipo PNP e MOSFET de potência canal N (tipo de enriquecimento ou enhanced ).
Como funciona o transistor como chave
Os transistores também são usados como chave em um circuito eletrônico, atuando com corte e saturação Observe a figura abaixo e vamos analisar: A figura abaixo é um exemplo de como o transistor pode ser usado como chave. Quando houver uma corrente X na base o transistor ele entrará em saturação, conduzindo e acendendo a lâmpada. Quando tiramos esta corrente de base, o transistor entra em corte, e deixa de liberar corrente para a lâmpada. A configuração do transistor para atuar como uma chave é muito.
Circuito do transistor como chave
Elaboramos um circuito que serve como um temporizador cuja o tempo e determinado devido a capacitância do capacitor , logo após o acionamento da chave push pul o capacitor será carregado, assim alimentando a base so transistor com que ele sirva de chave para alimentação do led .
O led ficara alimentado até que o capacitor descarregue completamente fazendo com que alimentação da base do transistor cessem assim o transistor funciona como chave aberta.
O resistor do emissor do transistor que limita a corrente no led multiplicado no ganho do transistor, dando o valor da resistência total da descarga do capacitor do qual podemos calcular o intervalo de tempo.