Eletronica
Data:
22/04/2010
Elaborado por: Gabriel Vinicios Silva Maganha
DIAC
Diac é a sigla do inglês “Diode for Alternating Current”, o que traduzindo significa Diodo para Corrente Alternada. Ao lado, vemos a sua simbologia: de fato, se parece com dois diodos colocados em anti-paralelo.
Apesar de ser considerado um “diodo AC”, o Diac tem pouco a ver com os diodos. Ele, assim como o SCR, é um tiristor, e é formado por duas camadas sobrepostas de 4 camadas de semicondutores: uma PNPN e outra NPNP, cada uma responsável pela condução em um sentido, conforme a figura abaixo.
Você deve se lembrar do parâmetro Vbo dos SCR´s. Esse parâmetro definia a tensão entre Anodo e Catodo que fazia o SCR disparar sozinho, mesmo sem nenhuma corrente no Gate.
O Diac é como dois SCRs em anti-paralelo, só que sem o Gate. O disparo se dá exclusivamente por tensão. Desse modo, podemos dizer que o Diac é uma chave bidirecional disparada por tensão. A maioria dos Diacs dispara em tensões entre 20 e 40V. Tensões abaixo desses valores impedem o disparo do Diac, e a corrente não circula. Se a tensão ultrapassar esse valor, o Diac permite a condução. Como ele é uma chave bidirecional AC, não possui polaridade: o comportamento será sempre o mesmo. Por isso mesmo, seus pinos não são chamados de Anodo e
Catodo, como no SCR, mas sim de A1 e A2 (Anodo 1 e Anodo 2), pois basta voltar a figura acima para ver que os dois terminais estão ligados em cristais positivos.
Características de Tensão e Corrente no Diac - Gráfico
O gráfico da página anterior foi retirado diretamente do datasheet do Diac DB3, que é o que usamos nas experiências práticas. De acordo com seu datasheet, VBo mínimo é 28V, típico 32V e máximo 36V. Sua corrente máxima é de 2A.
Vimos na prática que em um circuito série com um Diac e um Resistor alimentados pela rede (127V) as formas de onda ficam conforme vemos abaixo:
A forma de onda na carga, como