Eletronica
São os componentes básicos da Eletrônica Industrial, chaveando grandes cargas, como motores, eletroimãs, aquecedores, convertendo CA em CC, CC em CA e gerando pulsos de controle para outros tiristores.
1 - DIAC
O Diodo de quatro camada bilateral (DIAC = Diode AC) é um dispositivo de quatro camadas que pode conduzir nos dois sentidos quando a tensão aplicada, com qualquer polaridade,ultrapassar um determinado valor chamado de tensão ( corrente ) de avalanche, voltando a cortar quando a tensão ( corrente) cair abaixo de um valor chamado de tensão ( corrente) de manutenção( IH ). A Figura abaixo mostra a estrutura interna, o símbolo e a curva característica.
2 – SCR
Funcionamento Físico do Silicon Controlled Rectifier (SCR) Introdução:
O SCR, também conhecido como tiristor, é um dispositivo semicondutor NPNP de 4 camadas.
Em seu estado normal o SCR bloqueia a passagem de corrente (ou tensão) entre os seus dois terminais. Porém quando o eletrodo do GATE é submetido a uma voltagem apropriada, a corrente passará livremente e levando a carga ao estado ligado ("ON"). Se a voltagem nos dois terminais do dispositivo for invertida o mesmo irá assumir um estado de alta impedância novamente, não podendo mais ser ativado por uma tensão no gate. Ou seja, o SCR equivale a um retificador convencional, exceto que o gate controla o início do seu funcionamento, a partir de quando o dispositivo se torna independente da tensão do gate. Ainda vale ressaltar que um outro dispositivo, o Gate Controlled Switch (CGS) exerce as mesmas funções do SCR, mas retém o controle mesmo quando o dispositivo esta no estado ligado ("ON").
Simbologia:
Figura – 1
A Estrutura NPNP:
Conforme mencionado anteriormente um SCR é construído dopando-se quatro materiais e concatenando-os de modo a formar uma seqüência NPNP com três junções P-N, duas em um sentido e uma no outro. Aplica-se então uma tensão no anodo (terminal do material tipo p externo)