eletronica de potencia
Para evitar que a tensão na carga se torne instantaneamente negativa devido à presença da indutância, emprega-se o diodo de rodalivre, também chamado de diodo de circulação, diodo de retorno ou de diodo de recuperação.
POR EXEMPLO: o Diodo de Roda Livre é utilizado geralmente no relé da bobina de desmagnetização.
** O retificador contendo o diodo de roda-livre possui duas etapas de funcionamento, A primeira etapa ocorre durante o semiciclo positivo da tensão VS de alimentação. O diodo D1 conduz a corrente de carga IL e o diodo DRL, polarizado reversamente, encontra-se bloqueado.
Nesta etapa a tensão na carga é igual à tensão de entrada.
A segunda etapa ocorre durante o semiciclo negativo da tensão VS. A corrente de carga, por ação da indutância, circula no diodo de
"roda-livre" DRL, polarizado diretamente nesta etapa. Em conseqüência, o diodo D1 polarizado reversamente está bloqueado e a tensão na carga é nula..
O diodo de roda-livre permanece em condução até que a corrente de carga caia até zero. Isso se dá quando a energia armazenada no indutor é completamente descarregada.
DIODOS:
Os diodos Schottky apresentam tempos derecuperação reversa muito pequenos, da ordem de 10 ns, pequena queda de tensão e é aplicado em altas freqüências e baixas tensões. Já o diodo ultra-rápido pode ser usado em tensões superiores, com um acréscimo do tempo de recuperação reversa. Os diodos rápidos são usados para maiores potências e menores freqüências.
Já os diodos de uso geral são os diodos normalmente utilizados na freqüência da rede CA (60Hz).
2- QUAL A APLICAÇÃO DA ELETRONICA DE POTENCIA?
*Residencial e comercial: iluminação – reatores eletrônicos; computadores pessoais; equipamentos eletrônicos de entretenimento; elevadores; sistemas ininterruptos de energia (“nobreak”); equipamentos de escritório.
*Industrial: acionamento de bombas, compressores, ventiladores, máquinas ferramenta e outros