Eletrodo Revestido
FACULDADE DE ENGENHARIA
Eletrodo revestido
1. PROCEDIMENTO
O arco elétrico é estabelecido entre o eletrodo, que é revestido e consumível, e a peça. O eletrodo é composto de uma alma metálica (cuja composição deve ser a mais próxima possível do material de base para não gerar um par galvânico, o que causaria corrosão) e um revestimento. Este último tem a função de: estabilizar o arco elétrico, proteger a poça de fusão contra contaminantes da atmosfera e promover isolamento térmico (permitindo um resfriamento mais homogêneo da peça).
A proteção da solda é feita pela escória proveniente da fusão do revestimento, que possui óxido. Este componente captura o O2 da atmosfera que tende a entrar no cordão. O oxigênio geraria uma junta porosa, pois haveria vazios no interior do cordão, reduzindo as propriedades mecânicas da junta soldada. Assim que a solda é terminada, esta escória deve ser removida.
2. PARÂMETROS DO PROCESSO
Tarefa: Unir, por meio de soldagem com eletrodo revestido, duas peças de aço desconhecido medindo 100 mm x 50mm x 5mm (l x a x e), longitudinalmente de modo a formar um ângulo de 90° entre elas.
Corrente de aproximadamente 110 A, Velocidade de avanço (lenta) e distancia (entre 2 e 5mm) controladas manualmente.
3. DIFICULDADES ENCONTRADAS
Regulagem inicial do equipamento, encontrar a velocidade de avanço e a distancia de soldagem, já que o eletrodo consome-se rapidamente, para um cordão uniforme e sem respingos, foram as principais dificuldades. 4. ESPECIFICAÇÕES DO EQUIPAMENTO
Retificador soldarc RS 425 NM, fabricante White Martins
5. CONSUMIVEIS
Eletrodo revestido básico E7018
3,25mm diâmetro.
6. CONCLUSÃO
A possibilidade de inúmeras formulações para o revestimento explica a principal característica deste processo, que é a sua grande versatilidade em termos de ligas soldáveis, operacionalidade e características mecânicas e