Eletrodinamica
1) A economia brasileira é um paradoxo. O governo abre a mão e despeja recursos e incentivos em massa na economia, os juros nunca foram tão baixos e o desemprego permanece em patamares mínimos. Tem-se aqui a combinação perfeita para injetar ânimo e insuflar o consumo e os investimentos. Mas o PIB não dá sinais de reação. Por quê?
Resposta:
Poderíamos citar a crise econômica que atinge a Europa e os países ricos, mas só isso não é o motivo. Há anos o governo não faz nenhuma reforma significativa com impacto positivo na pincipal alavanca do crescimento: a produtividade. Quase não houve melhora na infra-estrutura, fazer negócios continuou a ser um pesadelo burocrático e tributário, e a qualidade da mão de obra evoluiu, mas pouco. O crescimento econômico mais rápido foi resultado das políticas de crédito barato e das reformas feitas na década anterior. Tudo isso impulsionado pela valorização dos principais itens de exportação, a produção agrícola e os minérios. A balança comercial favorável trouxe bilhões de dólares e alimentou a expansão do crédito, mas como a economia exterior não esta ajudando, os velhos problemas voltam a brecar o .
2) O que é balança comercial favorável?
Resposta:
Balança comercial favorável é quando um país exporta mais do que importa. Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. A balança comercial favorável atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.
3) Por que produzir no Brasil ficou mais caro?
Resposta:
Ficou caro produzir no Brasil por causa da alta da eletricidade e mão de obra. Alem disso indústrias têm optado por importar componentes e até mesmo produtos acabados. O governo em vez de se dedicar a projetos que diminuam as amarras ao investimento privado e libertem as forças do livre mercado, optou por redobrar a carga de suas intervenções na economia.
4) Que medidas foram utilizadas recentemente