Eletrocardiograma
O Eletrocardiograma como mensageiro das Células do Coração!
A eletrocardiologia engloba todos os métodos capazes de utilizar o eletrocardiograma como base inicial da formação , a qual , depois de transformada , pode dar origem a novas formas de se compreender a ativação elétrica do coração . O fato é que o eletrocardiograma soma as atividades elétricas geradas por bilhões de miócitos ( células do músculo cardíaco ) e sua interpretação pode refletir modificações sofisticadas dos componentes e das funções do coração . Vários métodos foram surgindo nestes mais de 100 anos de utilização do eletrocardiograma , decorrentes das necessidades mais especificas dos clínicos contribuindo para aprimorar o diagnostico das doenças cardíacas .
Dessa forma , vários equipamentos foram desenvolvidos com base no eletrocardiograma : o sistema Holter para avaliação das arritmias durante 24 horas ; o teste ergométrico para avalição do coração durante o exercício físico ; o sistema Looper, capaz de captar eventos esporádicos das arritmias ; o eletrocardiograma de alta resolução , que também axilia a predizer o aparecimento de uma arritmia ; e o mapeamento eletrocardiográfico de superfície ( Boby Surface Mapping) , que é um eletrocardiograma de mais de 80 pontos de observação do coração . Todos eles são exemplos de evolução da informação eletrocardiográfica , conseguindo refinamento e muito maior precisão.
O conhecido e centenário eletrocardiograma recebeu da informatização um estimulo muito forte para perpetua-lo como uma das ferramentas mais antigas e eficientes para o diagnostico das patologias cardíacas . As medidas eletrocardiográficas dos fenômenos cardíacos , sendo computadorizadas ganharam maior fidelidade e puderam agilizar e facilitar a interpretação do exame . Os aparelhos de eletrocardiograma agora são verdadeiros microcomputadores , com programas sofisticados que auxiliam , mas não substituem , os profissionais envolvidos nas emergências , unidades