eletro mecanica
A palavra LASER é a sigla de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em português significa “luz amplificada pela emissão estimulada de radiação”.
O corte a laser é um processo que se dá através da estimulação molecular e da posterior transmissão das moléculas para níveis mais baixos de energia (o “resfriamento” do material por um meio ativo, sendo ele sólido, líquido ou gasoso).
Inicialmente, ocorre o estímulo radioativo da luz, que é amplificado, produzindo um potente feixe de luz. Ao ser aplicado, esse feixe (que é uma energia luminosa concentrada em um único raio) irá alterar a composição molecular de uma superfície estável (ou seja, do material a ser trabalhado), possibilitando, então, o corte perfeito dessa superfície (seguido da etapa de resfriamento).
Geralmente, em um processo de corte a laser típico, são focados de 1000 a 2000 watts de energia – potência suficiente para efetuar o corte nos materiais mais usuais (o processo trabalha uma variedade grande de materiais). A profundidade de corte atingida fica em torno de 20mm.
Dentre as muitas vantagens oferecidas, é importante destacar que o corte a laser é um processo que aumenta a qualidade da produção, sendo recomendado para projeções que exigem medidas e padrões exatos (que geralmente não seriam atingidos com a utilização de ferramentas convencionais).
Como funciona uma máquina de corte a laser?
A máquina de corte a laser é um equipamento que utiliza alta tecnologia. Ela funciona integrada a um sistema CAD/CAM. Nesse sistema, desenvolve-se um minucioso projeto; depois, é tomado como guia um arquivo do desenho do projeto, que será executado no material executado. O processo é rápido e eficiente, não demandando o desenvolvimento de matrizes.
Para que o corte seja executado, um forte gerador produz um raio que é encaminhado para a cabeça de corte, que direciona o feixe de laser por um caminho ótico (definido através de espelhos ajustáveis).