Eletrinica
ELÉTRICA
Laboratório de Circuitos Elétricos II
Resposta em frequência rl e rc
Sorocaba / SP
02/09/13
1. OBJETIVO
Estudo de circuitos RL e RC, variantes na frequência.
2. INTRODUÇÃO
Existem três componentes básicos em circuitos analógicos: o resistor (R), o capacitor (C) e o indutor (L). Combinados em RL e RC, adquirem propriedades importantes, que serão discutidas neste estudo. Em particular, são capazes de atuar como filtros passivos, do qual cada componente apresenta uma característica peculiar em relação à freqüência:
Resistor: Sua resistência independe da freqüência do sinal aplicado. Depende apenas da relação entre a tensão e a corrente, conforme a Lei de Ohm:
R=VIPortanto, graficamente seu comportamento é expresso através de uma reta de resistência.
Indutor: Sua reatância indutiva depende da freqüência do sinal aplicado. A variação da reatância indutiva é diretamente proporcional à freqüência do sinal, conforme a expressão:
XL=ω×L=2×π×f×LPode-se observar que, quanto maior a freqüência do sinal aplicado, maior será a reatância indutiva, então, para freqüências muito altas, o indutor se comporta como um circuito aberto e quanto menor a freqüência do sinal aplicado, menor será a reatância indutiva. Para freqüência zero (CC), o indutor se comporta como um curto-circuito.
Capacitor: Assim como o indutor, a reatância capacitiva depende da freqüência do sinal aplicado. A variação da reatância capacitiva é inversamente proporcional à freqüência do sinal, conforme a expressão:
XC= 1ω×C=12×π×f×LPode-se observar que quanto maior a freqüência do sinal aplicado, menor será a reatância capacitiva. Para freqüências muito altas, o capacitor se comporta como um curto-circuito, porém, quanto menor a freqüência do sinal aplicado, maior será a reatância capacitiva. Para freqüência zero (CC), o capacitor se comporta como um circuito aberto.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais Utilizados
Módulo 3;
Resistor de fio 390 Ω;
Capacitor