Eletricidade básica
Índice:
Eletricidade - Conceitos básicos: Corrente elétrica Potencial elétrico Potência – VA e Watt Resistência ou Resistividade – ohms (Ω)
Critérios técnicos e comerciais da Eletropaulo Exemplos de faturas - transparência
Conceitos e informações importantes para dimensionamentos elétricos residenciais Tomadas de uso específico (TUE) Tomadas de uso geral (TUG) Dimensionamento de iluminação em função da área do ambiente Fatores de demanda para Potência de entrada Fatores de demanda para TUE’s – QD’s secundários Capacidade de condução de corrente de condutores de cobre Secção mínima de condutores fase Bitola dos eletrodutos Simbologia técnica de projetos elétricos Queda de tensão em eletrodutos Equações: Potência(Watts/VA), Corrente (I), Resistência (Ω) e Tensão (V)
Exemplos práticos Faturas comerciais - transparência Fatura residencial Projeto executivo de elétrica Cálculos de dimensionamento: teste de elétrica
Harmônicas – conceito
2. 1. Eletricidade - Conceitos básicos:
1. Corrente elétrica
A corrente elétrica é definida como cargas elétricas (elétrons) em movimento. Isto só’o ocorre em materiais condutores, como metais (cobre, alumínio e outras ligas). Estes metais têm a particularidade de terem elétrons “soltos” nas camadas intermediárias de suas distribuições eletrônicas atômicas, e é a quantidade de elétrons disponíveis que determina a capacidade de condução de corrente.
A unidade de corrente elétrica (símbolo I) é o Ampère – símbolo A.
A corrente pode ser Contínua ou Alternada. A corrente contínua é aquela cuja fonte não cicla e a alternada é aquela cuja fonte cicla numa freqüência conhecida e constante, no Brasil esta freqüência é normatizada entre 50 e 60 Hz (Hertz); isto significa que a tensão gerada cicla