Eletricidade Básica
Eletricidade Básica
Nome:
Turma: 01202ª
1) O transistor foi inventado nos Laboratórios da Beel Telephone em dezembro de 1947 por Bardeen e Brattain. Descoberto acidentalmente durante os estudos de superfícies em torno de um diodo de ponto de contato, na época, êle estava procurando um amplificador semicondutor similar ao que hoje chamamos de "junção FET". Muitas firmas iniciaram a produção de transistor de ponto de contato, que nessa época, funcionava melhor em alta frequência do que os tipos de juncão. No entanto, o transistor de junção torna-se rapidamente, muito superior em performance e é mais simples e fácil de se fabricar.
O transistor é considerado por muitos uma das maiores descobertas ou invenções da história moderna, tendo tornado possível a revolução dos computadores e equipamentos eletrônicos. A chave da importância do transistor na sociedade moderna é sua possibilidade de ser produzido em enormes quantidades usando técnicas simples, resultando preços irrisórios.
2) Amplificar um sinal é elevar a amplitude desse sinal,facilitando sua captação em outro lugar.
v(t) = a·sen(2πft + φ) Onda de entrada (sem passar pelo amplificador) v(t) = ka·sen(2πft + φ) Onda de saída (após passar pelo amplificador) com K>0
Onda de entrada no amplificador:
Onda após passar pelo amplificador:
3)
4) A) Se passarmos uma corrente muito alta por um resistor, ele pode vir a queimar.
B) Se ligarmos um capacitor na sua polaridade inversa, ele pode explodir.
C) Se ligarmos um diodo na sua polaridade inversa, ele pode queimar e derreter sua estrutura.