eletricidade basica
Na história da sociedade, a energia elétrica, desde a sua descoberta, sempre ocupou lugar de destaque, tendo em vista a dependência da qualidade de vida. Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica, além de tais benefícios proporciona à sociedade trabalho, produtividade e desenvolvimento.
A energia elétrica é uma das mais nobres formas de energia secundária. Os modos de geração de energia elétrica podem ser divididos em dois grupos: as fontes renováveis (água, sol, vento, etc.) e não renováveis (os combustíveis fósseis). Fontes renováveis, como a força das águas, dos ventos ou a energia do sol e recursos fósseis (não renováveis), estão entre os combustíveis usados para a geração da energia elétrica. Por meio de turbinas e geradores podemos transformar outras formas de energia, como a mecânica e a química, em eletricidade.
A energia elétrica para chegar à população não passa só pelo processo de geração.
Os principais componentes da cadeia de energia elétrica inclui a geração, a transmissão e a distribuição, assim como os transformadores, equipamentos encarregados de elevar e/ou reduzir as tensões aos níveis mais convenientes, em função das características do sistema elétrico.
A área de geração compreende, especificamente, o processo da produção de energia elétrica por meio do uso de diversas tecnologias e fontes primárias, com características bem distintas e específicas em termos de dimensionamento, custos e tecnologia.
A transmissão está associada ao transporte de blocos significativos de energia a longas distâncias e médias distâncias, podendo ser basicamente caracterizada por linhas de transmissão – LTs, com torres de grande porte e com condutores de grande diâmetro cruzando longas distâncias desde os