eletricidade aplicada
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 1
1 - Determine a resistência total e a corrente I para cada circuito abaixo:
2 – Nos circuitos a seguir a resistência total é especificada. Determine as resistências de valores desconhecidos e a corrente I para cada circuito.
3 – Determine a tensão E aplicada necessária para desenvolver a corrente especificada em cada circuito abaixo:
4 – Determine a corrente I, a fonte de tensão E e os valores desconhecidos de resistências e a tensão sobre cada elemento do circuito, nos circuitos abaixo:
5 – Determine a corrente I e o seu sentido para cada circuito abaixo. Antes de calcular a corrente I redesenhe o circuito com uma única fonte de tensão.
6 – Determine o valor desconhecido da fonte de tensão e do resistor para os circuitos a seguir. Indique também o sentido da corrente.
7 – Determine Vab e a sua polaridade para os circuitos a seguir. Cada caixa representa uma carga ou uma fonte de alimentação, ou, ainda, uma combinação das duas.
8 – Determine os valores das tensões desconhecidas usando a lei de kirchhoff das tensões, nos circuitos abaixo:
9 – Determine a corrente I e a tensão V1 para o circuito abaixo:
10 – Para cada circuito a seguir:
a. Determine o valor da resistência total, da corrente e os valores desconhecidos das quedas de tensões.
b. Verifique a lei de kirchhoff das tensões ao longo da malha fechada.
c. Determine a potência dissipada por cada resistor, e compare se a potência entregue pela fonte é igual a potência total dissipada.
d. Se os resistores disponíveis possuírem especificações de potência de ½, 1 e 2 W, qual a menor especificação de potência que pode ser usada para cada resistor?
(a) (b)