Eletrica
I
-Um circuito elétrico simples, no qual uma fonte de força eletromotriz realiza trabalho sobre portadores de carga e mantém uma corrente constante i em um resistor de resistência R.
Assoociação de resistores
Existe uma tensão parcial em cada resistor, no caso de um circuito não ramificado. A soma de todas as tensões parciais é igual à tensão total. Como a intensidade de corrente num circuito não ramificado é a mesma em qualquer ponto do circuito, podese dividir a soma V = V1 + V2 + ..., pela intensidade de corrente, I, existente em todos os resistores: 1 2211 ...R R
I
V
I
V (se os resistores forem iguais, obviamente!)
Generalizando temos: ... 1 2 R R R eq como mostra a Figura 2
Figura 2 Dois resistores conectados em série conduzindo a mesma corrente. (b) Os resistores da Fig. (a) podem ser substituídos por um único resistor equivalente que dá a mesma queda de potencial total quando estiver conduzindo a mesma corrente que na Fig. (a).
Fazendo-se uma análise para a associação em paralelo (Figura 2-7), veremos que a resistência equivalente será dada pela equação:
...
1 1 1
R R R
1 2
q
Figura 2 Dois resistores estão em paralelo quando eles estão conectados em ambas as extremidades de maneira que a diferença de potencial seja a mesma em cada um. (b) Os dois resistores na Figura (a) podem ser substituídos por uma resistência equivalente Req que está relacionada à R1 e R2 por
1 1 1
1 2
R R R eq
.
A resistência equivalente de uma combinação de resistores em paralelo é menor que a resistência de qualquer dos resistores.