Eletrica
Disciplina: Modelagem e Desenvolvimento de Software
Curso: Engenharia da Computação
Prof. Marcelo Balbino
Sabemos que a atividade de produção de sistemas é uma tarefa de grande dificuldade e complexidade e que vários pontos precisam se alinhar para que o produto final atenda satisfatoriamente o cliente. Dentre estes pontos, o pilar de todo o projeto são os requisitos. É a partir deles e em função deles que tudo é desenvolvido. Assim a primeira e uma das principais tarefas desempenhada por um analista é o levantamento de requisitos.
Muitas vezes se subestima a importância e necessidade da etapa de levantamento de requisitos e isso pode levar um projeto ao fracasso ou ter custos muito altos para sua correção. Certamente vale a pena “perder” um tempo realizando um completo e correto levantamento das necessidades do cliente, uma vez que os erros de requisitos são os mais custosos para se corrigir.
Em virtude até mesmo da importância desta atividade, surgiram várias estratégias para auxiliar no levantamento de requisitos. Caso queira conhecer um pouco mais sobre estas estratégias uma boa referência é o livro “Livro Vivo: Engenharia de
Requisitos” do Prof. Julio Cesar Sampaio do Prado Leite da PUC-Rio que está disponível em http://livrodeengenhariaderequisitos.blogspot.com/.
Dentre estas estratégias, certamente a entrevista é o principal recurso para levantamento de requisitos. No entanto, o ponto chave é: “como proceder na entrevista para extrair do cliente / usuário as suas reais necessidades?”. A questão é que muitas vezes nem eles mesmo sabem quais são estas necessidades. Costumase frequentemente colocar sobre o cliente toda a responsabilidade de listar estas necessidades, mas vejo que é tarefa de nós analistas entendermos seu problema e propor possibilidades. Dado um ambiente, por mais simples que seja, pode-se informatizar poucas, algumas ou várias atividades. Na maioria das vezes