Eletrica basica
Até aqui você aprendeu técnicas para resolver circuitos não muito complexos. Basicamente todos os a métodos foram baseados na 1 Lei de Ohm. Agora você vai aprender as Leis de Kirchhoff.
As Leis de Kirchhoff consistem num método de resolução de circuitos mais complexos, aqueles que arranjam resistores, geradores e receptores de forma não trivial.
São duas as leis de Kirchhoff. A primeira refere-se a conservação de carga que vimos no módulo 2, enquanto a segunda diz que independente do caminho que se faça ao percorrer um circuito, voltando ao mesmo ponto, o potencial vai ser o mesmo. Faremos então uma abordagem mais profunda.
Primeira Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós
Essa lei diz que a soma das correntes elétricas que chegam a um nó é igual à soma das correntes que saem desse nó. Chamamos de nó de um circuito, qualquer ponto do qual partam dois ou mais fios. Uma ilustração desta lei segue na figura 1.
i1 + i2 = i3 + i4 + i5 i3 = 5 A
i1 = 2 A
i4 = 4 A
i2 = 10 A i5 = 3 A
Figura 1. Lei dos nós a 1 Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós: Num nó, a soma das intensidades de correntes que chegam é igual à soma das intensidades de correntes que saem.
Segunda Lei de Kirchhoff ou Lei das Malhas
Antes de enunciarmos a Segunda lei de Kirchhoff, devemos aprender alguns nomes que cercam todo o assunto. Devemos saber o que é um ramo e o que é uma malha.
Um ramo é um segmento de um circuito compreendido entre dois nós, independente dos elementos do circuito que estão entre esses dois nós. Veja a figura 2.
(a)
(b)
(c)
Figura 2. Exemplos de ramos
Uma malha é um conjunto de ramos de maneira a constituir um circuito fechado. Temos na figura 3 um circuito com duas malhas, que são mostradas separadamente na figura 4. Observe que o resistor R2 pertence às duas malhas (malha A e malha B).
R3
R1
R2
E2
E1
Figura 3. Circuito com 2 malhas
Malha A
Malha B
R3
R1
R2
R2
E2
E1
Figura 4. Malhas do