Elementos vazados e pré moldados
E PRÉ-MOLDADOS
UM POUCO DE HISTÓRIA
Desde a antiguidade, povos buscavam proteção com os materiais e recursos ora disponíveis, sempre colocando a iluminação e a ventilação como fundamentais para a arquitetura, o que fez o emprego vernáculo de superfícies vazadas serem bastante comuns até os dias de hoje.
O uso de muxarabis na arquitetura islâmica é um ponto importante, pois é a partir dessa cultura que este tipo de fechamento foi difundido para diversas regiões. As paredes vazadas possibilitam a proteção contra os raios solares ao mesmo tempo em que permitem ventilação constante, sombreamento e privacidade. Essa técnica foi trazida ao Brasil por meio da colonização portuguesa. Porém, foi na arquitetura moderna que os elementos vazados ganharam novos formatos, materiais e tecnologia.
ELEMENTOS VAZADOS NA ARQUITETURA
Arquitetura Chinesa
- Em grande parte das residências rurais chinesas,
as janelas e as portas são os principais elementos decorativos da construção em virtude da grande ornamentação que apresentam, as formas com frequência têm significado simbólico, denotando boa sorte, vida longa e riquezas.
Arquitetura Islâmica
- Através dos treliçados em madeira, pode-se
ver a rua, mas não a beleza da mulher islâmica, preservada por trás dos muxarabis, isto é, uma espécie de balcão fechado por treliças ou gelosias, que permitiam as mulheres “espiar” as vias públicas sem serem observadas por estranhos. É por meio deles que a cultura islâmica encontrou uma solução que permitia a ventilação e iluminação natural, mantendo a privacidade e valorizando os seus bens culturais.
ELEMENTOS VAZADOS NA ARQUITETURA
Arquitetura
Colonial
no
Brasil
Dentre os elementos arquitetônicos encontrados na arquitetura colonial que foram trazidos pelos portugueses destacam-se: os azulejos e os treliçados. Entretanto, os mais evidentes aspectos de influência árabe no Brasil Colônia foram os muxarabis e os balcões,