Elementos gerais da Guerra de Secessão (1861-1865)
Elementos gerais da Guerra de Secessão (1861-1865)
Assis
2015
Trabalho apresentado como requisito parcial do componente curricular – História dos Estados Unidos – Período Noturno do Curso de História da Universidade Estadual Paulista – UNESP.
Docente: Prof. Dr. Carlos Alberto Sampaio Barbosa
Assis
2015
Elementos gerais da Guerra de Secessão
Introdução
A constituição da república nos Estados Unidos marca a ampla tentativa de ruptura com o passado monárquico da Inglaterra. Para consolidar-se o sonho norte-americano de constituição de um país “para todos”, com leis comuns que não distinguissem os homens livres, foi necessário buscar as bases na tradição política clássica. Presidentes como Jefferson tinham verdadeiro fascínio pela Grécia Clássica, chegando a empreender diversas obras arquitetônicas com elementos Clássicos, como o Capitólio do Estado, a Universidade da Virgínia e sua própria casa. Não é atoa que os presidentes americanos foram buscar seu legado político na Grécia e em Roma, resgatando uma herança de certo modo “esquecida” pela monarquia. A leitura de Platão, Aristóteles, Cícero, Horastes, Sêneca compunha o rol de escritores que banhavam o imaginário político norte-americano (Junqueira 2001, pp. 34-35).
Os Estados Unidos sofreriam dificuldades na constituição da república nos seus anos recentes de independência, justamente por ser formado por inúmeras regiões distantes não apenas geograficamente, mas também nos costumes e nas práticas econômicas, o país precisava encontrar unidade para que o governo fosse capaz de dar conta de tantas diferenças (Fernandes; Moraes 2007, p. 92).
Apesar da independência norte-americana da Inglaterra, não havia uma unidade, uma homogeneidade e um sentir-se norte-americano próprio de uma nação dimanado na população, a construção dessa questão do pertencimento esteve arrolada diretamente a construção da república. Um sonho sonhado