Elementos estruturais na construção de barragens para reservatórios
Uma barragem é basicamente formada pelos seguintes elementos genéricos, listados e explicitados funcionalmente, e indicados na Figura 3.1 e 3.2:
-Talude de Jusante Orientação e obstrução do solo na parte seca, de importante resistência e função de segurança do solo na barragem. Composto normalmente por materiais de alta densidade e granulometria, como Enrocamentos selecionados (Riprap). Enrocamentos comuns e finos, com diâmetros máximos de 0,60 e 0,30, respectivamente.
-Crista
Parte visível e máxima altura da barragem, deve ter uma margem de segurança. Normalmente composta do material do Maciço ou Talude.
-Maciço
Centro de peso da barragem, funcionalidade crucial para que a mesma suporte a pressão lateral do corpo d’água. Normalmente composta do material do solo local, comum disposição de argila, areia e saprolito.
-Base
Contato da estrutura da barragem com o ambiente local, na maior parte das vezes composta pela continuidade do Maciço, em casos de necessidade de resistência e fixação, são adicionados elementos específicos determinados para o caso. Típico contato com a base pelo material de areia ou pedra britada.
-Fundação
Dependente de cada caso, se necessária estratura de fundação composta por concreto ou fixação de elementos específicos.
-Talude de montante Porção de contato com o corpo a ser suportado, de alta densidade de massa, normalmente composto por pedra britada grossa e/ou enrocamentos; se a barragem é de estrutura terrosa, saprolito.
Figura 3.1: Esquematização da disposição dos elementos de uma barragem
Figura 3.2: Materiais de funcionalidade estrutural de barragens.