Trabalho de zoologia - mamíferos da amazônia
Mamíferos terrestres da Amazônia
MACEIÓ- AL
2014
CARLA MARIA DA SILVA ALVES
BIOLOGIA LINCENCIATURA- UFAL
Mamíferos terrestres da Amazônia
Trabalho da aluna CARLA MARIA DA SILVA ALVES, sobre Mamíferos terrestre da Amazônia, apresentado ao curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas, solicitado pelo Prof. Miguel Almeida para a obtenção da nota.
MACEIÓ- AL
2014
INTRODUÇÃO
O bioma Amazônia ocupa cerca de 40% do território nacional. Nele estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.
A floresta amazônica é conhecida como abrigo da maior biodiversidade do mundo, pois nela podem ser encontradas milhares de espécies animais, vegetais e micro-organismos. Além da variedade de seres biológicos, a região conta com muitos rios, os quais formam a maior reserva de água doce de superfície disponível no mundo. O clima que caracteriza a região é o equatorial úmido, no relevo, é possível perceber diferentes formações, como planaltos e planícies.
Quanto aos mamíferos podemos talvez citar como os mais famosos deles sejam os macacos. Eles são numerosos, tais como coatás, cuxiús, barrigudos. Além deles existem outros mamíferos característicos da região como mamíferos terrestres os quais abordaremos no trabalho, como onças, tamanduás, esquilos. Na Amazônia, são registradas atualmente 311 espécies, das quais 64 são endêmicas da região. Os quirópteros e os roedores são os grupos com maior número de espécies. Mesmo sendo o grupo de mamíferos mais bem conhecido da Amazônia, nos últimos anos várias espécies de primatas tem sido descobertas, inclusive o sagüi-anão-da-coroa-preta, e o sauim-de-cara-branca, Callithrix satere. Dos grandes mamíferos aquáticos, a Amazônia