Elementos De Obstru O Solar
DE OBSTRUÇÃO SOLAR
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos como funcionam brises horizontais e verticais em determinados horários e épocas do ano.
OBJETIVO
Nosso objetivo foi criar diferentes brises a fim de obstruir a entrada da luz solar em lugares indesejáveis em certos horários. Além disso, fazer a máscara de sombra e analisar os resultados obtidos.
MÉTODOS UTILIZADOS
Antes de tudo, a maquete foi feita de madeira e revestida com papel-textura seguindo a escala 1:50 e as brises com folha imitando gesso. Projetamos as brises de acordo com a incidência de sol bom e ruim determinado na carta solar para diferentes situações. Com ajuda do solarscópio, podemos analisar os horários de obstrução solar nos solstícios e equinócios. Através das imagens, fizemos uma análise geral de sombras e luzes na casa.
MAQUETE
ANÁLISE DE
MASCARAMENTO
Janela 1, fachada norte Janela 2, fachada norte
Janela 3, fachada oeste Janela 4, fachada leste PLANTAS E CORTES
30°
45°
40
°
Janela 3, fachada oeste 50
°
Janela 4, fachada leste Janela 1e 2, fachada norte 30°
FACHADA LESTE
9H
VERÃO
12H
15H
9H
OUTONO/PRIMAVERA
12H
15H
9H
INVERNO
12H
15H
FACHADA NORTE
9H
VERÃO
12H
15H
9H
OUTONO/PRIMAVERA
12H
15H
9H
INVERNO
12H
15H
FACHADA OESTE
9H
VERÃO
12H
15H
9H
OUTONO/PRIMAVERA
12H
15H
9H
INVERNO
12H
15H
CONCLUSÃO
Brises são ótimos elementos estruturais funcionais e podem ser esteticamente bonitos. Nem sempre a obstrução sai como desejada, porém grande parte de sol ruim pode ser evitado. A fachada norte recebe mais sol que as outras, ou seja, um bom lugar para a utilização de brises. Nas diferentes épocas do ano, a mudança da altura solar interfere na sombra projetada. Brises podem ser usadas para aproveitar o sol bom, tanto quanto evitar o sol
ruim.