elementos de maquinas
Documento Instruções de Trabalho (IT) na ISO 9001
A Instrução de Trabalho (IT) é um documento muito importante no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001, pois contém o modo correto de se executar uma determinada atividade. Embora sua definição seja simples, o importante é que quem redigir a instrução de trabalho conheça detalhadamente a tarefa descrita ou tenha ajuda de quem possui esse conhecimento.
A Instrução de Trabalho (IT) deve seguir de forma critica um passo a passo, pois será esta instrução que mais tarde servirá como conteúdo para treinamentos aos colaboradores envolvidos e também para que se tenha um processo claro e objetivo.
Não confunda Instrução de Trabalho e Procedimentos
Apesar de terem estruturas parecidas, em alguns casos, idênticas, as Instruções de Trabalho (IT) e Procedimentos têm funções diferentes.
A começar pela hierarquia dentro da documentação do SGQ, pois as ITs vêm logo abaixo dos Procedimentos. A distinção entre esses documentos se faz pela usualidade.
De forma mais clara, seguem abaixo suas diferenças:
Instrução de Trabalho (IT): É mais usada em atividades produtivas, operacionais, tendo por característica ser um padrão técnico.
Seguem alguns exemplos de onde aplicar padrões operacionais:
Operação de máquina de fresa;
Armazenagem de matéria-prima a granel;
Validação de novos produtos projetados;
Seleção de candidatos a vagas de empregos;
Polimento;
Abastecimento de matéria-prima;
Além de atividades como vendas internas, atendimento ao cliente etc.
Procedimento: É usado para descrever regras, informações mais detalhadas das atividades específicas para o gerenciamento do sistema da qualidade. É responsável por padronizar os processos gerenciais, tendo por característica ser um padrão de sistema.
Seguem exemplos:
Controle de documentos;
Controle de registros;
Controle de produtos não-conforme;
Ação corretiva;
Ação preventiva;
Auditoria