Elementos de automação industrial
1. Processo (controlled system) - Trata-se de um determinado sistema industrial (planta), que possui um comportamento dinâmico, sobre o qual atuamos a fim de obtermos o controle de uma determinada variável ou produto. Um processo (sistema controlado) denota uma operação ou uma série de operações sobre materiais sólidos ou fluidos, na (s) qual (is) busca-se conseguir que estes materiais mantenham-se em um estado de utilização adequado a uma qualidade pré estabelecida. Exemplo: Água de alimentação de uma caldeira, sistema de óleo lubrificante de um motor Diesel, etc.
2. Elementos primários são dispositivos com os quais consegue-se detectar (medir) alterações nas variáveis do processo. Exemplo: sensores de pressão, indicadores de temperatura etc.
3. Elementos secundários são dispositivos que recebem e tratam o sinal do elemento primário. Exemplo: transmissores, controladores etc.
4. Elemento final de controle (final control element) - É quem atua na variável manipulada em função de um sinal de comando/controle recebido. Normalmente é uma válvula.
5. diagrama de bloco - Utilizado para dar uma melhor visualização da interdependência dos diversos órgãos que compõem o sistema, evidenciado as diferentes entradas e saídas das malhas de ação e de realimentação, tornando-as compreensivas. Ver a figura a seguir
Diagrama de blocos com os elementos da automação
Os blocos, não têm apenas uma função ilustrativa, constituem um método eficaz para o estudo de sistemas complexos. Cada bloco tem uma tradução matemática das funções, podendo-se mesmo estabelecer operações entre eles e, nas malhas globais que os integram. Mais adiante vamos