Elemento quimico
O sulfeto é a combinação do enxofre (no estado de oxidação 2-) com um elemento químico ou um radical.
Os sulfetos formam importante classe de minerais que incluem a maioria dos minérios metálicos. Os sulfetos podem ser divididos em pequenos grupos estruturais, não sendo possível generalizar-se amplamente com relação à sua estrutura. Muitos sulfetos têm ligação iônica, ao passo que outros, exibindo as propriedades dos metais têm ligação metálica. Reúnem-se nesta classe aqueles minerais cuja composição é a combinação não oxigenada de metais e metalóides com S, As, Sb, Bi, Se e Te, compreende os sulfetos simples e duplos e os sulfossais. Fisicamente caracterizam-se por seu aspecto metálico, pesos específicos elevado e pela sua opacidade.
A maioria dos sulfetos são metálicos.
Há poucos compostos covalentes do enxofre, como o dissulfeto de carbono (CS2) e o sulfeto de hidrogênio (H2S).
Os sulfetos podem ser utilizados para a obtenção do enxofre elementar ou o SO2, resultando na obtenção do ácido sulfúrico ou sulfídrico.
Muitos sulfetos são tóxicos por inalação ou ingestão.
As duas principais aplicações dos sulfetos são no curtimento de couro e na fabricação de papel pelo processo Kraft. É também aplicado na medicina.
Classificação dos sulfetos: • Sulfetos • Teluretos • Arsenietos • Antimonietos
Os minerais desse grupo originam-se pela combinação do S, As, Se e Te, com metais e metalóides.
Principais minerais:
• Galena (PbS2) – tem brilho metálico reluzente e cor cinza. Ocorrência: é um sulfeto metálico muito comum, encontrado em veios, associada á esfarelita, pirita, marcassita, calcopirita, dolomita, calcita, quartzo, barita e fluorita.
• Esfarelita (ZnS) – tem