Elec TP1 Oscilosc pio

532 palavras 3 páginas
O que é o Osciloscópio e qual o objetivo da realização deste trabalho.
O osciloscópio é um instrumento laboratorial que se caracteriza pela sua versatilidade, sendo amplamente utilizado nos laboratórios de eletrónica. Este equipamento tem como principal atributo a sua capacidade de traçar gráficos X-Y, o que permite ao utilizador estudar a evolução de um sinal de tensão em função de outro, ou a evolução de uma onda de tensão ao longo do tempo. Para a realização deste trabalho o modo de acoplamento adotado será em “GND” e “DC”.

Realização do Trabalho Prático
Começamos o trabalho, selecionando uma onda sinusoidal, de frequência 2kHz e amplitude 2 V, regulando o botão “Volt/Div” e o botão relativo à base do tempo “Time/Div”. Depois disso, representamos a onda visualizada na respetiva folha de resposta, indicando o período dessa onda.
Através do canal Y, adquirimos o mesmo sinal que se encontra acoplado ao canal X. Alinhamos os dois sinais com o sistema de eixos graduados, de modo a que a regulação deva ser feita em acoplamento “GND”, sendo a posterior a visualização dos dois canais efetuada em acoplamento “DC”.
Atribuímos o mesmo valor a ambas as regulações “Volt/Div”, e após esse passo, invertemos a polarização do canal Y, adicionando os dois sinais.

Resumo de comandos do osciloscópio
Controlo de Brilho (INTENS): Regula o brilho da marca luminosa, modificando a intensidade do feixe;
Controlo de focagem (FOCUS): Ajusta e concentra o feixe;
Controlo de posição vertical (Y-POS): Posiciona a imagem na vertical;
Controlo de posição horizontal (X-POS): posiciona a imagem na horizontal;
Controlo de sincronismo/Limiar de disparo (LEVEL): Ajusta o nível de tensão do sinal de entrada a partir do qual são gerados os impulsos de sincronismo;
Comutador de base de tempo/Escala de deflexão horizontal (TIME/DIV): Comutador rotativo que fixa o período da base de tempo de modo a permitir visualizar um número conveniente de ciclos do sinal de entrada, calibrando assim o eixo dos

Relacionados