Elaboração de projetos - Arquitetura
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO MEIO AMBIENTE CONSTRUÍDO (IMAC)
PROF. LUDIMILA CORREIA
ALUNA: Karoline Oliveira Ferreira – 524761
EXERCÍCIO 6: TEXTOS 15 e 16
De tudo o que foi colocado nos textos anteriores podemos concluir que o arquiteto deverá apreciar, perceber, estudar, entender, explicar ou imaginar o lugar ou o ambiente, a arquitetura, o meio ambiente antrópico. Ele deve passar por essas etapas afim de trabalhar e resolver a problemática gerada pelas situações “tal como elas são” e “tal como elas deveriam ser”. Sendo o objetivo, nos preparar para as melhores propostas de intervenções possíveis. Do confronto entre situações tal como elas são e situações tal como elas deveriam ser resultam problemas. A existência de problemas decorre meramente do fato de situações reais e situações desejadas não serem idênticas. E é nesse momento que o arquiteto tem sua função. Ele criará um projeto que garanta uma melhoria na situação atual.
Para esse projeto ser criado deve-se passar por uma avaliação, que verificara se o projeto realmente garantem uma melhoria em relação à situação tal como ela é e, tendo vários projetos à disposição, qual deles, através de uma análise de custo-benefício, é o que melhor alcança a melhoria. Então entende-se que projetar é criar + avaliar.
Projetar espaços arquitetônicos significa projetar espaços constituintes de lugares ou criar espaços dando forma física aos mesmos, avaliar o seu desempenho virtual em relação às mais diversas expectativas sociais e em relação ao desempenho real da situação atual.
A criação física dessa expectativa é chamada de programa, que fornece os critérios de avaliação dos conjuntos de ações e cenários futuros. Evidentemente que será selecionado aquele conjunto de ações e correspondente cenário / situação futura melhor que mais se aproxime do que estavam imaginando.
O programa Geral de Necessidades contem todas as alternativas arquitetônicas, que