Elaboração de Projeto
UNIFERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
ADMINISTRAÇÃO
COMERCIO EXTERIOR
DIREITO
ENTRAVES NA IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS NOS PORTOS BRASILEIROS PARA OS EMPRESARIOS
Caio XimenesSobreira
Matr.1413083/7
Davi Lima Cruz
Matr.1322906
Francilipe Sarmento De Souza
Matr.0714327
Raissa Cristina da Silva Carvalho
Matr.1211941
Fortaleza
Novembro – 2014
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Quais as razões para as entraves na importação de produtos nos portos brasileiros para os comerciantes? Além da falta de infraestrutura, e a desorganização existi a burocracia que é um dos maiores fatores que desestimula tanto a exportação como a importação (para liberar um contêiner leva em torno de 13 dias para resolver todos os documentos necessários).
Um exemplo de falta de infraestrutura nos portos brasileiros é a espera de 11 navios no Porto do Pecém, onde em media se tem um prejuízo de 26.000,00 reais por dia, ha navios que estão desde janeiro em alto mar esperando descarregar. A causa para a longa fila de descarga é a retro área limitada para transbordo e poucos galpões.
Existem muitas vagas de empregos nos portos brasileiros, o problema é a mão de obra desqualificada. De acordo com o site PIBERNAT a carência é para todo tipo de profissionais - do mais qualificado a técnicos de mecânica e elétrica e que todos novos onze contêineres da Tecon Brasil, somente oito puderam operar devido a falta de profissionais e que em 2009, o Tecon Santos - terminal da Santos Brasil - perdeu 30% de produtividade por falta de profissionais qualificados.
As empresas estão investindo em cursos profissionalizantes para pessoas que já são da empresa e disputando funcionários oferecendo salários e benefícios atraentes. Só que as empresas não podem esperar tanto tempo e com ofertas boas, acaba atraindo interesses de pessoas de outros países que acabam vindo para o Brasil. Esses estrangeiros são profissionais que são formados em ciências contábeis, tem MBA em gestão portuária,