Elaboração de orçamentos
Todo processo orçamentário pressupõe a existência de um sistema de informações contábeis, bem como de controles das diversas atividades existentes nas organizações, de modo a permitir a coleta de dados, sua classificação, análise, crítica e avaliação de tais informações. O orçamento compreende a consolidação das informações, sua natureza e finalidade no processo administrativo e operacional das empresas, visando atingir objetivos e metas previamente fixadas. O orçamento é preparado pelos gerentes dos centros de responsabilidades, é importante que os mesmos dominem suas atividades e conheçam os componentes dos orçamentos de seus respectivos centros. Portanto, é fundamental que exista uma memória passada de informações que lhes permitam, a partir de novas metas para o ano seguinte, preparar os seus orçamentos. A cada novo projeto orçamentário os níveis de compreensão e de melhorias introduzidas no processo de orçamentação aumentam, em decorrência do acúmulo de experiências vividas em anos anteriores. Os erros de anos anteriores serão reduzidos, e a margem de segurança e a fidelidade das informações na preparação de cada modelo orçamentário serão maiores.
Um plano de negócios busca definir em seu conjunto e ações informações que lhe dêem respaldo à decisão de investir na empresa projetada. Define competências de seus responsáveis, os produtos e a tecnologia, o mercado potencial, a previsão de vendas, a rentabilidade e as projeções financeiras, a estrutura organizacional, o plano de operações, o plano de marketing e sua estratégia e o plano financeiro. Se analisarmos esse conjunto de ações, poderemos verificar a semelhança entre o plano de negócios e o orçamento empresarial.
Outras informações se transformam em importante mecanismos de apoio para a construção do primeiro projeto orçamentário. Como exemplo podem-se citar: atividades de classe que carreguem empresas de mesmo segmento; empresas de consultorias; federações do