Egito
Introdução
A civilização egípcia se iniciou com base no Rio Nilo, que fica na parte nordeste da África. A principal construção lembrada hoje são as pirâmides. Eles acreditavam em vários deuses, formavam uma sociedade considerada hidráulica, formavam uma sociedade teocrática, tinham grande produção nas margens do Rio Nilo.
Época:
Viveram a cerca de 5000 a.C.
Localização:
É um país do norte da África. O que o torna um Estado transcontinental, com uma área de cerca de 1.001.450 km², o Egito limita-se a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel.
Sociedade:
Estava dividida em varias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus da Terra. Sacerdotes, militares e escribas também ganharam importância na sociedade.
Economia:
A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas áreas férteis do Rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comercio de mercadorias e artesanatos. Na estação chuvosa as águas subiam e tampavam as terras nas margens do Rio Nilo com isso, quando as águas abaixavam, a terra ficava ideal para a plantação.
Religião:
Os egípcios eram politeístas, como seus contemporâneos da Mesopotâmia.
Civilização:
Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos.
Arquitetura egípcia:
Construção de templos, palácios e pirâmides, estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. A maior parte delas era erguida com grandes blocos de pedra, utilizando mão de obra escrava.
Conclusão
Com isso vemos que os egípcios eram bem civilizados, e não eram considerados pobres. Com a sua sorte de ter o grande Rio Nilo por perto as produções cresceram, eles começaram a construir casas e comércios nas margens do rio.
Fontes bibliográficas