Egito
Muitos nomes são utilizados para se referir à região norte do continente africano: África Branca, África Setentrional, África do norte e Norte d’África.
Essa área é composta pelos seguintes países: Egito, Líbia, Argélia, Tunísia e Marrocos. Porém, além destas nações, a ONU, ainda inclui o Sudão e o Saara Ocidental como componentes do Norte da África.
No que se refere à geografia da região, o Norte da África ocupa áreas como a faixa que segue o Mediterrâneo. O clima da localização é úmido e ameno, sendo que a parcela do sul do território pega parte do deserto do Saara. Localizada em parte do Egito, a península do Sinai encontra-se um uma placa tectônica árabe e, por isso, também faz parte do continente asiático. Desta forma, o Egito é categorizado como uma nação transcontinental do Norte da África.
A maior parte do norte da África está coberta pelas grandes extensões do Saara, a 2a maior região árida do planeta. Em meio ao deserto aparecem dois planaltos importantes: Tibesti e Hoggar, na parte central do Saara. O relevo da região também é marcado por depressões, com destaque para a bacia do Lago Assal, 156 metros abaixo do nível do mar.
Na porção noroeste, entre Marrocos, Argélia e Tunísia está a Cadeia do Atlas, um conjunto montanhoso que possui aproximadamente 2,5 mil quilômetros de extensão, com altitudes de mais de 4.000 metros. Sua localização entre as águas do Atlântico, Mediterrâneo e o Saara contribui para a formação de áreas secas.
Ao longo da margem sul do Saara estão três grandes bacias sedimentares: bacia de Djouf, através da qual corre o rio Níger; bacia do Chade, contendo o lago Chade e a bacia do Sudão, onde está um trecho do rio Nilo.
Nas porções leste e sul do Sudão e da bacia do Congo estão localizados os planaltos mais altos do continente.
Na região do Saara existem muitos rios temporários, pois o fluxo desses rios diminui no período mais seco até cessar completamente. Apenas o rio Nilo,