Egito
O Solo da Mesopotâmia proporcionava o barro para o adobe, é o material mas importante desta civilização ( também tinha como material a argila para obter terracota, que se faz cerâmica, esculturas e tábuas para a escrita).
Os Sumérios utilizavam materiais como junco e argila para suas construções, que não resistiram ao tempo. Tempos depois, passa-se a utilizar tijolos e com isso desaparecem as estruturas de madeira, porém no plano construtivo permanece a influência do junco, como nas aberturas das fachadas, algumas casas têm base de pedra. Um templo de planta retangular dividido por paredes, os templos passam a ser implantados em altas plataformas, o material utilizado na construção era, tijolo cozido em forno para se fazer uma construção em degraus. Teve Zigurate uma forma típica da arquitetura templária mesopotâmica, algumas vezes com plantas circulares.
O povo sumério foi o primeiro a controlar a região e desenvolveu a arte, seguidos pelos acádios, os babilônios e os assírios. O sistema político mesopotâmico e suas influências artísticas se estenderam às culturas vizinhas.
A arquitetura mesopotâmica compreende o período que vai da préhistória até o século VI a.C. na região atual do Iraque, entre os rios Tigre e
Eufrates.
Os sumérios foram excelentes arquitetos e construtores. Desenvolveram os zigurates, que eram enormes construções em formato de pirâmides. Os zigurates eram usados como locais de armazenagem de grãos e também como templos religiosos.
Egito
O Egito tem como método construtivo, as paredes e os muros eram inclinados em função da técnica do empilhamento. Os egípcios são considerados carpinteiros medíocres, e evitavam o uso de andaimes e escoramentos devido à escassez e à má qualidade da madeiras que tinha na região. A pedra e a argila se impuseram definitivamente sobree a madeira enquanto elemento construtivo das edificações, a pedra utilizada nos templos e nos túmulos era calcária. Nas residências, nos