Egito
LOCALIZAÇÃO
O Egito, nome oficial: República Árabe do Egito, é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um estado transcontinental.
A sua capital é a cidade do Cairo.
Com uma área de cerca de 1 001 450 km², o Egito é um dos países mais populosos de África. A grande maioria da população, vive nas margens do rio Nilo, praticamente a única área não desértica do país, com cerca de 40 000 kmª; O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. O Egito é reconhecido como um país política e culturalmente importante do Médio Oriente e do Norte de África.
Sociedade
O Egito é uma república desde 18 de junho de 1953.
A população egípcia é composta por diversas etnias, a maioria tem suas origens em um povo semítico-camítico; há uma minoria de beduínos, que mantém uma organização e práticas tribais e nômades na área desértica do país; o terceiro maior grupo étnico são os núbios, um povo africano estabelecido há milhares de anos no Alto Nilo.
] No século XIX fixaram-se no Egito comunidades estrangeiras compostas por gregos, italianos, britânicos e franceses. A outrora ativa e influente comunidade judaica egípcia praticamente desapareceu; alguns judeus visitam o país em ocasiões religiosas.
O árabe é a língua oficial; inglês e francês são utilizados por uma elite culta; o copta é utilizado pela minoria cristã em práticas religiosas; há minorias que falam idiomas bérberes, núbio6 ou oromo27 .
Cerca de 42% dos egípcios vivem em cidades. As mais populosas são o Cairo e Alexandria. Ao longo do século XX verificou-se uma migração das populações rurais para as cidades, o que se traduziu no surgimento nestas, de problemas de saneamento básico, poluição e falta de habitações condignas.
Economia
A economia do Egito baseia-se principalmente na agricultura, media, exportações de petróleo[carece de fontes] e turismo.. O