egito
Nomes:Heitor João Valendolf e
Carlos Henrique
Série: 1º 12
Trabalho de História
Civilização Egípcia
Joinville,04 de Junho de 2013
Introdução
Nesse trabalho pretendemos falar uma pouco sobre a civilização egípcia que desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo)entre 3200 a.C. (unificação do norte e sul) a 32 a.C. (domínio romano).
Com o a região é formada por um deserto(Saara),o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.
Desenvolvimento
*A Sociedade Egípcia
A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta, garantia seu funcionamento e expansão. Esta sociedade era hierárquica que significa que cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.
A sociedade era dividida dessa forma:
*Faraó
Era o governante do Egito. Possuía poderes totais sobre a sociedade egípcia, além de ser reconhecido como um deus. O poder dos faraós era transmitido hereditariamente, portanto não havia nenhum processo de escolha ou votação para colocá-lo no poder. O faraó e sua família eram muito ricos, pois ficavam com boa parte dos impostos recolhidos entre o povo. Ainda em vida, ordenava a construção da pirâmide que iria abrigar seu corpo mumificado e seus tesouros após a morte.
*Sacerdotes
Na escala de poder estavam abaixo somente do faraó. Eram responsáveis pelos rituais, festas e atividades religiosas no Antigo Egito. Conheciam muito bem as características e funções dos deuses egípcios. Comandavam os templos e os rituais após a morte do faraó. Alguns sacerdotes foram mumificados e seus corpos colocados em pirâmides, após a morte.
*Chefes Militares
Os chefes