Egito Antigo
A sociedade do Egito Antigo se organizava com um metodo eficiente,e injusta, tendo funcionamento e expansão. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados. Abaixo temos as classes em que se dividia a sociedade do Egito Antigo.
Faraó :Era o governante do Egito. Possuía poderes totais sobre a sociedade egípcia, além de ser reconhecido como um deus. O poder dos faraós era transmitido hereditariamente, portanto não havia nenhum processo de escolha ou votação para colocá-lo no poder.
Sacerdotes:Na escala de poder estavam abaixo somente do faraó. Eram responsáveis pelos rituais, festas e atividades religiosas no Antigo Egito. Conheciam muito bem as características e funções dos deuses egípcios. Comandavam os templos e os rituais após a morte do faraó. Alguns sacerdotes foram mumificados e seus corpos colocados em pirâmides, após a morte.
Chefes Militares :Os chefes militares eram os responsáveis pela segurança do território egípcio.
Escribas:Eram os responsáveis pela escrita egípcia (hieroglífica e demótica).
Povo Egípcio:Mais da metade da sociedade egípcia era formada por comerciantes, artesãos, lavradores e pastores.
Escravos:Geralmente eram os inimigos capturados em guerras de conquista. Trabalhavam muito e não recebiam salário. Não tinham direitos e não eram reconhecidos pela sociedade.
POLITICA : No Egito Antigo o chefe de Estado era um rei conhecido como Faraó, proprietário nominal de todas as terras, era considerado um verdadeiro deus, por isso afirma-se que o Egito era uma "teocracia". Além de grande proprietário, o estado egípcio controlava as atividades econômicas regulamentava o comércio, recolhia impostos, taxas, organizava as obras públicas e o trabalho coletivo. Os camponeses trabalhavam no plantio e também eram obrigados a prestar serviços nas obras públicas (canais, templos e pirâmides)
Economia Egípcia: A principal atividade econômica dos egípcios era a agricultura. Os