eficiencia
CAMPUS CANOAS
EFICIÊNCIA
Canoas, 22 de maio de 2014.
INTRODUÇÃO
Neste será apresentado o conceito da palavra eficiência relacionando a mesma com as atividades profissionais e o dia a dia do trabalhador, conforme proposto em aula pela professora J...... da cadeira de Gestão de Pessoas da Universidade Luterana do Brasil.
A eficiência é o uso racional dos meios dos quais se dispõe para alcançar um objetivo previamente determinado. Trata-se da capacidade de alcançar os objetivos e as metas programadas com o mínimo de recursos disponíveis e tempo, conseguindo desta forma a sua optimização.
EFICIÊNCIA
A palavra eficiência segundo o dicionário é atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, materiais e pessoas, para atingir metas. Assim podemos dizer que uma pessoa eficiente é aquela que está preocupada em realizar suas tarefas diárias, resolvendo os problemas essenciais a ela. Ser eficiente é atingir a meta estabelecida seja diária, mensal ou anual, sem explorar ao máximo o potencial que há. Apesar de parecer que uma pessoa eficiente é tudo, a um problema nisso, que é quando a eficiência deixa de ser uma mensuração de resultados e passa a ser uma conduta padrão, colocando assim o empregado na zona de conforto, fazendo sempre apenas o que é pedido e não o que se pode fazer a mais, e assim desencadeia uma serie de comportamentos que quando não ajudam, atrapalham como, a burocracia, tecnocracia, ou o simples evitar de riscos. O comportamento eficiente cumpre o prometido, com foco no problema, sem mais nem menos.
Muitos confundem os termos eficiência e eficácia, mas para Peter Drucker (1993), a eficiência consiste em fazer certo as coisas, e a eficácia em fazer as coisas certas. Na área administrativa, profissionais lidam com a semântica dessas duas palavras, em uma empresa, o