Eficiencia energetica em chaves de partida
FACULDADE SATC
AUTOR: Maicon l. Cesconetto
ORIENTADOR: Roberto da Cas
Introdução
Este artigo tem a finalidade de expor o principio de funcionamento da chave de partida soft-starters, e suas vantagens em relação ao consumo energético, e a necessidade de se preservar energia aliada ao retorno financeiro proporcionado ao consumidor ou empresa assim diminuindo o impacto ecológico em relação ao meio ambiente, a fim de se obter uma visão geral do tema abordado.
A chave de partida eletrônica (soft starter) é um equipamento utilizado para efetuar a partida de motores de indução de forma suave, através da aplicação de tensão reduzida controlada, obtida a partir do ajuste do ângulo de disparo de tiristores. Nesta configuração o motor de indução é conectado em estrela com neutro isolado. Estudos mostram ser esta a melhor configuração, quando o conjugado é adotado como critério de desempenho. Esse tipo de configuração não impõe restrições quanto ao tipo de motor de indução a ser utilizado nem quanto ao número de terminais acessíveis. O controle de tensão é efetuado sobre o valor eficaz da tensão, mantendo-se constante a freqüência de operação no valor da freqüência da rede elétrica.
Com o ajuste correto das variáveis, o torque e a corrente são ajustados às necessidades da carga, ou seja, a corrente exigida será a mínima necessária para acelerar a carga, sem mudanças de freqüência
Algumas características e vantagens das chaves(soft starter) são: ajuste da tensão de partida por um tempo pré-definido, pulso de tensão na partida para cargas com alto conjugado de partida, redução rápida de tensão a um nível ajustável (redução de choques hidráulicos em sistemas de bombeamento), proteções contra falta de fase, Modo de economia de energia, sobre corrente e subcorrente, etc.
A necessidade de se preservar energia foi despertada aliada ao retorno financeiro proporcionado ao consumidor. O investimento inicial em um