EFERVERSCENTE DIGESTIVO
609 palavras
3 páginas
EFERVERSCENTE DIGESTIVOProdutos químicos utilizados:
Bicarbonato de Sódio (18(CO3) HNa).........1,5g;
Ácido Cítrico (C6H8O7)........................2,0g;
Edulcorante Artificial..........4,0g.
Obs.: Para Edulcorante Artificial foi utilizado um refresco em pó Yoki, sabor limão.
Equipamentos utilizados nos processos
Vidro de relógio;
Almofariz (gral);
Pistilo;
Béquer;
Espátula;
Balança de precisão.
Equipamentos e produtos utilizados para eventuais testes:
Tiras de papel indicadoras de pH;
Fenolftaleína, a 1%;
Água Destilada.
Procedimentos
Sanitização dos equipamentos: Inicialmente foi efetuada a sanitização dos equipamentos usados para evitar que outros resíduos entrem em contato com a mistura química a ser feita. Foi efetuada uma secagem de alta precisão para evitar que a água entre em contato com a mistura, causando uma reação inesperada.
Pesagem: Para a pesagem dos compostos químicos acima citados, foi inicialmente necessário tarar a balança com o peso do vidro relógio relativa a cada composto químico. Após a balança ser zerada foram colocadas 1,5 gramas de bicarbonato de sódio (18(CO3) HNa) para ser efetuada a pesagem do mesmo que em hipótese alguma ultrapassou o valor de 1,5g (Um grama e meio).O mesmo processo se repetiu para a pesagem do Ácido Cítrico (C6H8O7)(2,0g) e do Edulcorante Artificial (4,0g).
Homogenização dos Compostos: Após a pesagem de todos os compostos, um a um, foram introduzidos no Gral para que com a ajuda do “pistilo”, seja possível a mistura dos compostos e a quebra de partículas que maiores que as outras, igualando-as e tornando um composto homogêneo. Essa etapa é muito importante para a produção, pois é necessário que todos os compostos estejam muito bem triturados para se ter uma ótima reação química.
Teste de eficácia e de acidez do produto final: O Efervescente já pronto foi feita a transferência do produto Gral para o Béquer. Com o produto já inserido no Béquer foi adicionado 100ml (Cem mililitros) de água