Efeito venturi
Állan Cássio, Dieison Oliboni, Geovani Casconeto, Jeferson Rocio Oliveira, Paula Cristine de Oliveira
Laboratório de Engenharia Química
Professores: Luciano Koslowski e Cleiton Vaz
Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE
Resumo – Este experimento tem como objetivo calcular a velocidade de um fluído através do efeito Venturi. O tubo em formato de U mostra o diferencial de pressão entre os ramos da tubulação, cuja secção são diferentes conforme a figura 01.
O Efeito Venturi no diz que a velocidade do fluído no ramo do tubo que tem menor secção é maior que a velocidade do fluído do ramo que tem maior secção. Se S1> S2, concluímos que v1< v2.
1 Introdução
Vazão é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto que pode ser livre ou forçado por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa.Um conduto livre pode ser um canal, um rio ou uma tubulação. Um conduto forçado pode ser uma tubulação com pressão positiva ou negativa. Devido a seu custo reduzido, relativa simplicidade e robustez, a medição da vazão de fluidos por instrumentos baseados no efeito de queda de pressão, tais como placas de orifício, bocais e tubos de Venturi (ABNT, 1988) são adotados nos mais diversos ramos industriais. Aplicações como: transporte de misturas multifásicas, processamento de gás natural, transferência de custódia, distribuição de gás para consumo residencial, são apenas exemplos isolados de inúmeras aplicações.
O Tubo de Venturi é um medidor de vazão de diferencial de pressão, também conhecido como medidor de vazão por obstrução de área, conforme esquema na figura 1. A diferencial de pressão entre duas seções distintas do medidor é proporcional à vazão que escoa por ele. A diferença de pressão é produzida por efeitos