Efeito estufa
CURSO: TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
MODULO: I
ETAPA: II
DISCIPLINAS: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, ECOLOGIA, QUÍMICA AMBIENTAL
ALUNOS: ISAAC JOSÉ PEREIRA DE MORAIS
EFEITO ESTUFA
INTRODUÇÃO
O efeito estufa é um fenômeno causado por gases (principalmente gás carbônico, clorofluorcarboneto, metano e óxido nitroso) que estão presentes na atmosfera desde a formação da Terra, há cerca de 4 bilhões de anos. São eles os responsáveis por absorver a radiação infravermelha vinda da Terra e permitir que a temperatura na superfície fique na média de 15 °C. Sem esses gases, a vida só seria viável para micróbios em regiões aquecidas por fontes geotermais. O efeito estufa é um acontecimento natural, porém a preocupação é o seu aumento, ocasionado pela alta concentração dos gases citados anteriormente, provocados pela atividade humana, podendo causar conseqüências desastrosas, como: variação intensa do clima, aumento da temperatura do planeta entre outros.
INTRODUÇÃO DOS GASES DO EFEITO ESTUFA NA ATMOSFERA
A principal atividade humana na produção dos gases do efeito estufa é a produção de gás carbônico, decorrente da queima de combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral. Os outros gases do efeito estufa são introduzidos na atmosfera da seguinte maneira: Os CFCs ( clorofluorcarbonetos ) vem sendo intensamente utilizados como componentes na produção de aerossóis, de espuma, na indústria de ar condicionado e em várias outras aplicações; O gás metano é introduzido na atmosfera por animais como gado, insetos como cupins, culturas de arroz, aterros para lixo, mineração, extração de petróleo, etc; e o óxido nitroso é lançado na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis e biomassas, por processos de fertilização de solos.
CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA NO ECOSSISTEMA AQUÁTICO
O aquecimento global, ocasionado pelo efeito estufa, está aquecendo também a água do mar, e em conseqüência disso os corais estão morrendo. Os corais