Efeito Estufa e Aquecimento Global
A Terra é aquecida desigualmente pela energia que recebe do sol. As massas de ar e as correntes marítimas são responsáveis pela circulação do calor. Os climas apresentam oscilações ao longo do tempo geológico, por isso há a hipótese do aquecimento global.
Atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra, um produto de vida. As trocas de gases que são realizadas pelos organismos fazem com que essa atmosfera seja rica em oxigênio e com pouco dióxido de carbono.
A radiação solar que chega na terra é a principal fonte de energia e de vida, tanto animal quanto vegetal. Cerca de 30% da radiação é imediatamente refletida pra o espaço, sem ao menos aquecer o planeta, os outros 70% é absorvida pela atmosfera, terras emersas, oceanos e organismos fotossintetizantes, mas com o passar do tempo a Terra dissipa toda essa energia a ‘mandando’ de volta para o espaço. Os gases que ficam na troposfera são diferentes em questão de comportamento, são transparentes, por isso a luz chega na superfície.
As trocas de calor que ocorrem entre a troposfera, os oceanos e continentes, reduzem o resfriamento do planeta, o que é um mecanismo natural e chamado de efeito estufa. A temperatura que se mantém em média a 15ºC cairia para -15ºC ou até mesmo menos. O feito estufa é decorrente da absorção de calor por alguns gases e a atividade humana vem aumentando esse concentração de gases.
A Terra é uma esfera levemente achatada nos polos, isso faz com que a intensidade da radiação solar recebida seja desigual nas diferentes latitudes. Como conseqüência a intensidade de insolação é maior nas superfícies próximas ao Equador.
As diferenças insolação se explicam pelas elevadas médias térmicas anuais próximas ao Equador, enquanto nos polos as médias térmicas é baixa. Esses temperaturas ao longo do ano é condicionada pelo movimento de translação da Terra.
Em dado dois momentos do ano, o disco solar encontra-se no plano de orbita terrestre, esses