Eereer

1035 palavras 5 páginas
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença mais comum em crianças, mas que pode atingir pessoas adultas. O vírus da poliomielite penetra em nosso corpo através de alimentos contaminados e também por meio do contato com a saliva de alguém doente.
Os sintomas dessa doença são bem leves, como dor de cabeça, dor de garganta, febre, náuseas, vômitos, dor abdominal e prisão de ventre, mas há casos em que as pessoas não apresentam nenhum tipo de sintomas. Possuindo ou não os sintomas da poliomielite, a pessoa eliminará os vírus nas fezes, o que poderá contaminar outras pessoas, principalmente em locais onde as condições de saneamento básico não são adequadas.
Se a pessoa for contaminada com o vírus da poliomielite, corre sério risco de esse vírus cair na corrente sanguínea e penetrar no sistema nervoso central. Uma vez no sistema nervoso central, o vírus ataca as células nervosas motoras que se ligam à medula espinhal, matando-as e causando paralisia, principalmente dos membros inferiores.
Não existe um tratamento específico para a poliomielite, mas é preciso que o doente mantenha repouso absoluto, para reduzir as chances de paralisia. Alguns medicamentos são utilizados apenas para tratar os sintomas, como febre e dores.
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia. multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

Nas

Relacionados