A parábola
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre a parábola e suas aplicações. No desenvolvimento do trabalho procurou-se contemplar a sua forma geométrica.
Foi realizado um estudo aprofundado nos aspectos teóricos das parábolas e suas aplicações em diferentes áreas, como em Física e Engenharia mostrando a importância deste conceito no avanço tecnológico.
O estudo da matemática vem sendo realizado, queira ou não, ainda de uma forma muito abstracta em sala de aula, onde vários conteúdos são abordados e desenvolvidos apenas teoricamente e com fórmulas, não tendo sentido para os discentes e para parte dos docentes. Esse processo de ensino-aprendizagem vem reforçar as dificuldades que muitos encontram em compreender os conteúdos trabalhados nessa disciplina.
Com os conteúdos que abordam as Parábolas, não tem sido diferente, pois, durante as aulas de matemática, se faz este estudo, geralmente de uma forma superficial, apenas como uma representação gráfica da função quadrática e não se analisa a sua origem, nem as suas importantes aplicações, que dariam significado ao assunto em questão, pois, estamos deparando com parábolas o tempo todo.
A realização deste trabalho foi feita com base em intensas pesquisas realizadas na internet, em sites de confiança. É de referir que todos os endereços das páginas consultadas serão disponibilizados na Bibliografia deste trabalho, e que todo o conteúdo presente neste documento foi verificado, afim de não conter erros.
Este trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma:
1. Conceito e Representação
2. História
3. Equações da parábola
4. Raio vector
5. Translação
6. Construção
7. Aplicações práticas das parábolas
Conclusão
Bibliografia
1. Conceito e representação
A Parábola é uma curva obtida através da intersecção da superfície de um cone com um plano paralelo a uma de suas geratrizes.
Para a analise de algumas secções cónicas há a necessidade de utilizar o cone