EEP Lab Quimica Fundamental Profa
545 palavras
3 páginas
A- Após aquecermos o sulfato de cobre hidratado em um tubo de ensaio, observamos a mudança em sua coloração, de um tom de azul, para esbranquiçado. Isso ocorre devido a perda de suas moléculas de agua, que evaporaram. Interrompemos o aquecimento e deixamos o tubo de ensaio na estante para resfriar até a temperatura ambiente. Ao atingir a temperatura ambiente, adicionamos cerca de 5 gotas de agua destilada ao tubo. Ao encostar a palma da mão no tubo de ensaio, verificamos que houve uma reação exotérmica, ou seja, houve a liberação de calor. Concluímos que, como houve alteração na fórmula do sal, ocorreu um fenômeno químico.B- Ao misturar iodeto de potássio, Kl, e nitrato de chumbo, [(Pb(No3)2)], a coloração, instantaneamente passou de transparente para um tom amarelado. Resultando em um precipitado sólido. Isso é um fenômeno químico, pois houve alteração na composição da substancia (surgiu a cor amarela).
Colocamos metade da solução em um tubo de ensaio e levamos a chama do bico de Bunsen. Após a ebulição, aproximadamente 100°C, observamos uma solubilização do precipitado sólido, o que não ocorria a temperatura ambiente. Isso é um fenômeno físico.
Pb(NO3)2 + 2KI → PbI2 + 2KNO3
C- Ao aquecermos o Magnesio (Mg), diretamente na chama do bico de Bunsen, ele entra em combustão e libera energia na forma de luz. Transformando-se em óxido de magnésio, com aparência de um pó branco, como cinzas, com isso, concluímos que houve um processo químico, pois teve alteração na composição química da fita de magnésio.
Equacione o processo: Peguei da internet: 2Mg + O2 → 2MgO + luz.
D- Ao aquecermos o enxofre, uma pequena porção, em um tubo de ensaio, observamos a fusão do pó e a mudança da cor amarela claro, para uma cor próxima do âmbar. Após a ebulição, vertemos imediatamente o conteúdo dentro de um béquer contendo agua. Instantaneamente o enxofre fundido tomou formas irregulares no estado sólido. Essas formas são parecidas com polímeros plásticos. Observamos aí um fenômeno