Edward Theodore Gein
Ed Gein nasceu em 27 de agosto de 1906, filho de Augusta e George Gein, em la Crosse, Wisconsin. A família morava na cidade de Plainfiel em uma pequena fazenda.
Edward cresceu vendo o pai como um alcóolatra, a mãe uma mulher religiosa, controladora e abusiva. Tinha um irmão que se chama Henry, os dois meninos foram criados e ensinados a temer o sexo, pois Augusta dizia que se tratava de um ato pecaminoso.
Em 1940, seu pai faleceu, os irmãos tiveram que tomar frente nos trabalhos da fazenda, sendo controlados pela mãe. Augusta não se casou novamente, e passava sempre para os filhos que as mulheres sempre iriam abandonar suas famílias e trair o amor de qualquer um, menos ela.
Em 1944, ocorreu um incêndio na fazenda dos Gein e seu irmão veio a falecer. No laudo médico, Henry morreu asfixiado com a fumaça do incêndio. Mas alguns acreditam que Ed havia assassinado seu próprio irmão, para poder ficar sozinho com a mãe. A verdade nunca foi comprovada.
No mesmo ano em que Henry morreu sua mãe, Augusta, teve um derrame que a deixou incapacitada. Em 1945 Augusta não aguentou mais e morreu. Nesse momento Ed então ficou completamente sozinho. Como sua mãe era muito tirana Edward se sentiu perturbado em não tê-la por perto.
Com a morte de sua mãe Ed trancou o quarto da mãe com a intenção de mantê-lo eternizado da mesma forma em que ela deixou. Passou a utilizar apenas o andar de baixo da casa, não tendo os cuidados necessários tudo começou a se degenerar.
Ed conseguiu subsídios federais, assim abandonou seus afazeres e passou a prestar pequenos serviços para a vizinhança. Na comunidade passou a ser conhecido como o estranho velho Eddie.
Passou a ter um interesse profundo pela anatomia feminina. Estudava o assunto em enciclopédias médicas, livros de anatomia. Edward se interessou principalmente pelas atrocidades cometidas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e aos experimentos feitos nessa época.
Com a obsessão pelo corpo de